bem vindos ao meu blog !!!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Frankfurt: SsangYong detalha o XIV-1




Discreta diante do sucesso recente das conterrâneasHyundai e Kia Motores, a Ssangyong reservou para o Salao   (Alemanha) o protótipo XIV-1, que representa um grande passo para os negócios da marca no mundo. Agora sob comando da indiana Mahindra, SsangYong diz que o crossover conceitual será oferecido mundialmente. A data para o lançamento ainda não foi definida, mas a versão de produção deve chegar até 2013.

A sigla XIV-1 vem da expressão “eXciting user Interface Vehicle”, que sintetiza a proposta da marca asiática. A tal “interface emocionante” do protótipo pode ser vista por fora, no visual moderno e irreverente. Mas é por dentro que o crossover realmente chama a atenção. As portas traseiras são do tipo suicida e se abrem simetricamente opostas às dianteiras. E os quatro assentos individuais giram 360º sobre o eixo de fixação no assoalho.

Editora Globo
Outro detalhe interessante no XIV-1 é a ausência da coluna central. A SsangYong diz que a inspiração veio dos iates – sem as colunas, as janelas laterais foram duas estreitas, porém amplas áreas envidraçadas, como na cabine dos barcos. A amplitude visual ainda ganha “corpo” com o teto solar panorâmico, que contempla os quatro bancos. Para completar, a tampa traseira se abre em duas partes e a base que vira plataforma, como nas picapes.

Mas de todas as propostas, a que mais propõe interatividade é o painel futurista, que traz duas telas no console. Uma delas é um tablet, como o Apple iPad, que pode ser acoplado e se integra ao sistema de som. A outra tela, posicionada à frente do câmbio, serve para gerenciar os recursos do veículo – como ar-condicionado, câmera de ré, dados de bordo, entre outros. Quando chegar ao mercado, o XIV-1 vai encarar modelos como o Kia Soul, o Nissan Juke (ainda não confirmado no Brasil) e a nova geração do Ford EcoSport, que também será global.

Editora Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário