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domingo, 26 de fevereiro de 2012

a beleza do A7 Sportback está no teto


Guilber Hidaka
Audi A7 Sportback custa R$ 323.900 e traz motor 3.0 e câmbio de dupla embreagem
Tum! Quando soltei o pedal de freio e mantive o pé direito no fundo, veio a pancada seca. Na sequência, o A7 Sportback disparou na pista de testes de Tatuí. Em 5,7 segundos, alcançou 100 km/h. Em 21,8 s, chegou aos 200 km/h. O ponteiro continuou a subir e, ao fechar o primeiro quilômetro, o cupê de quatro portas e quatro lugares estava a 212,4 km/h. Hora de frear, porque a curva estava próxima. Pressão no freio, suficiente para reduzir a velocidade pela metade, e o A7 contorna a curva a cerca de 100 km/h, sem sustos.
Basta uma volta na pista de testes para o Audi A7 Sportback revelar seus dotes em aceleração, frenagem e estabilidade. O “tum” foi o prenúncio de que o controle de largada estava entrando em funcionamento. Quando ele é acionado, o que se ouve é a pancada dos 44,9 kgfm de torque sendo despejados de uma vez na transmissão, que por sua vez repassa a bronca para as quatro rodas. Antes que você pense, “xi, quebrei alguma coisa”, o cupê já disparou como um tiro.
Provavelmente, você já viu carros tão ou mais rápidos passando pelas páginas da revista e do site de Autoesporte. A diferença é que o A7 não é exatamente uma versão esportiva. Note que ele não traz sobrenomes como R, S, M ou AMG. O A7 Sportback é naturalmente esportivo.
Guilber Hidaka
Para reduzir peso, as portas do A7 Sportback são de alumínio. A aerodinâmica é boa
Tanta agilidade é o resultado de um conjunto mecânico muito bem afinado, que começa no motor. O cupê traz o 3.0 V6 TFSI, que equipa outros carros da marca, caso do A6 e Q7. Para começar, não se deixe enganar pelo “T”. Nesse caso, não há turbo, mas, sim, compressor mecânico. Graças a ele, o V6 rende 300 cavalos e gera torque de 44,9 kgfm já a 2.900 rpm.
Dali, toda essa força chega à transmissão S tronic de sete marchas e dupla embreagem. É ela que consegue transferir com grande velocidade toda a potência às rodas, sem perda de tempo nas trocas. Quando chega ao chão, a tração Quattro faz o resto, distribuindo o movimento para todas as rodas.
Portas podem contribuir para o desempenho? Se forem de alumínio, sim, como no caso das quatro portas do cupê. O A7, que emprega o material também na suspensão, pesa 1.770 kg. Por conta disso, depois de voar na pista de teste, o modelo também fez a alegria do diretor de arte, Ricardo Fiorotto. Coube a ele sair com o cupê para as fotos, e gostou do que viu na rodovia dos Imigrantes: “Subi a serra do Mar em sexta marcha a 120 km/h, mas quando pisei um pouco mais as reduções e as respostas foram imediatas”.
Guilber Hidaka
As belas rodas (aro 19 no modelo testado) lembram hélices. Os grandes discos de freio e os pneus P-Zero garantiram segurança; O cupê ainda ostenta leds nos faróis e nas lanternas e tem aerofólio que sobe acima de 130 km/h

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